06 OUT 2021
CORONAVÍRUS
Covid-19 | Ibaté realiza plantão de vacina até às 21 horas nesta quinta e convoca faltosos para 2ª dose
A Prefeitura de Ibaté, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informa que nesta quinta-feira, dia 07 de outubro, realiza plantão noturno de vacinação contra a Covid-19, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Icaraí, até às 21h.

A secretária municipal de saúde, Elaine Sartorelli Breanza, orienta que as pessoas com a segunda dose em atraso devem comparecer com a máxima urgência para completar a imunização. “O organismo de quem recebeu apenas uma dose da vacina, não apresenta anticorpos necessários para combater o coronavírus e isso acaba culminando na possibilidade de as pessoas contraírem a doença durante o intervalo de doses”, explica.

Elaine afirma que a vacina não impede que o imunizado contraia o vírus, porém, inibe as formas mais graves da doença que podem evoluir para um quadro de extrema gravidade ou até de morte. “Só com a segunda dose a pessoa estará mais protegida contra a Covid-19, além de contribuir na redução da circulação do vírus na nossa cidade, que já caiu bastante”, alerta.

A vacinação contra a Covid-19 continua sendo realizada em pessoas acima de 12 anos completos sem comorbidades; 2ª dose agendada em Carteira de Vacinação[observar a data neste documento]; antecipação da 2ª dose da vacina Pfizer [adiantando 28 dias da data agendada em Carteira de Vacinação]; dose extra para idosos acima de 60 anos [com intervalo de seis meses a partir da segunda dose]; e imunossuprimidos com mais de 18 anos que tenham tomado a última dose do esquema vacinal (2ª dose ou dose
única) há pelo menos 28 dias.

Além da UBS Jardim Icaraí, que funcionará das 9h às 21h, as pessoas que forem receber a 2ª dose [ou dose extra] da vacina poderão se dirigir às UBSs Jardim Cruzado e Jardim Popular, das 9h às 15h. Não há necessidade de agendamento, basta levar a Carteira de Vacinação, CPF e documento com foto.

De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), órgão que aprova a eficácia e aplicação dos imunizantes no país, se uma determinada vacina prevê duas aplicações, significa que as duas doses são necessárias para fortalecer o sistema imunológico, deixando a pessoa mais preparada para enfrentar um possível combate ao vírus do Covid-19.

O Gabinete de Prevenção e Monitoramento do Coronavírus de Ibaté atualizou nesta quarta-feira, 06 de outubro, através do Boletim Diário nº 553, os dados de notificações de Covid-19, no município.A cidade registra 4.166 casos positivos (sendo 4.065 recuperados; 01 caso em isolamento domiciliar; nenhum paciente em internação e 100 óbitos).
Outros 7.344 resultados de exames deram negativos e apenas 02 pacientes aguardam resultados de exame, em isolamento domiciliar.