26 NOV 2021
CORONAVÍRUS
Plantão de vacinação neste sábado para imunização de 2ª dose contra a Covid-19
A Prefeitura de Ibaté, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove neste sábado (27), plantão de vacinação contra Covid-19, para aplicar a 2ª dose na população em geral acima de 18 anos.

Dados divulgados pelo site Vacivida – do governo estadual – nesta sexta-feira, 26 de novembro, mostram que mais de 2,6 mil pessoas não retornaram às Unidades Básicas de Saúde (UBS's), para receber o reforço da vacina contra a Covid-19, na cidade de Ibaté.

Elaine Sartorelli Breanza, secretária municipal de saúde, informa que a imunização só pode ser considerada efetiva, após a aplicação da segunda dose. “O plantão de vacinação deste sábado será na UBS Jardim Icaraí, das 9h às 15h, e terá como público alvo apenas os maiores de 18 anos que necessitam atualizar o esquema vacinal com a 2ª dose do imunizante contra a Covid-19", explicou. “Quem tomou apenas a primeira dose não está imune da doença, principalmente neste momento em que as festividades de final de ano se aproximam”, completou.

De acordo com estudos e comprovações científicas, a vacina não impede que o imunizado contraia o vírus, porém, inibe as formas mais graves da doença que podem evoluir para um quadro de extrema gravidade ou até de morte.

Para receber a segunda dose da vacina não há necessidade de agendamento, basta levar a carteira de vacinação, CPF e documento com foto.

De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), órgão que aprova a eficácia e aplicação dos imunizantes no país, se uma determinada vacina prevê duas aplicações, significa que as duas doses são necessárias para fortalecer o sistema imunológico, deixando a pessoa mais preparada para enfrentar um possível combate ao vírus do Covid-19.

A Secretaria Municipal da Saúde ressalta que trabalha seguindo todos os protocolos de atendimento e segurança do Ministério da Saúde, e reforça o pedido para que todos continuem utilizando máscara de proteção facial, álcool em gel e respeitem o distanciamento social.