13 ABR 2021
Ibaté inicia vacinação dos idosos com 67 anos nesta terça-feira (13)

A Secretaria Municipal de Saúde de Ibaté informa que a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 para idosos com 67 anos terá início nesta terça-feira (13).

Assim como nas outras faixas etárias, a vacinação acontecerá nas UBS´s do Jardim Cruzado, Popular e Icaraí, porém, com horário alterado: das 8h às 12h. “Faremos a vacinação contra a Covid-19 apenas no período da manhã, pois agora estamos com a Campanha Nacional de Vacinação contra a H1N1. Por esse motivo, a alteração no horário de imunização”, explicou a secretária municipal de Saúde, Elaine Breanza Sartorelli.

Ela ressalta que os idosos contemplados nas etapas anteriores do Plano Estadual de Imunização (PEI), que ainda não foram vacinados, também poderão procurar um dos três pontos de vacinação na cidade. “Os idosos com 68 anos ou mais, que ainda não receberam a primeira dose, devem se dirigir em uma das UBS’s e se imunizar”, destacou.

Os idosos com 72 anos ou mais, que já tenham tomado a primeira dose, já podem tomar a segunda. “Solicitamos aos idosos e/ou familiares que se atentem às datas marcadas na Carteirinha de Vacinação para a aplicação da segunda dose”, orienta a secretária municipal da Saúde.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Ibaté, Paula Salezzi Fiorani, ressalta que aqueles que forem tomar a primeira dose [67 anos ou mais] devem apresentar documento com foto e número do CPF, bem como, comprovante de residência. “Quem for tomar a segunda dose da vacina precisam estar munidos do cartão de vacinação e documento com foto”, explica.

O município também continua aplicando a primeira dose da vacina nos profissionais da Educação que tenham 47 anos ou mais. Além do RG e CPF, o profissional deverá apresentar o comprovante ‘VacinaJá Educação’, no momento da vacinação. Este documento tem um QRCode para verificação de autenticidade e, caso não seja apresentado, o profissional não poderá ser vacinado.

Paula lembra que nesta segunda-feira, 12, o município de Ibaté recebeu mais 220 doses da vacina Astrazeneca/Oxford, que reforçaram a imunização da faixa etária contemplada no PEI. “Até à tarde desta segunda-feira, nossa cidade aplicou um total de 3.925 doses, sendo 2.855 na primeira e 1.070 na segunda”, afirma a coordenadora.

Importante lembrar que os idosos dessas faixas etárias poderão, caso queiram, doar um quilo de alimento não perecível e participar da campanha ‘Vacina Contra a Fome’. “A doação é voluntária e não obrigatória, porém, lembramos que os alimentos não perecíveis irão ajudar muito aquelas famílias que necessitam nesse atual momento de pandemia”, explica a responsável pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Adriana Adegas Martinelli.