17 FEV 2021
Secretaria de Saúde de Ibaté já aplicou 943 das 1.098 doses recebidas

A Secretaria Municipal de Ibaté, através da Vigilância Epidemiológica, continua realizando a campanha de imunização dos idosos a partir de 85 anos e a primeira e segunda dose dos profissionais de saúde, contra a Covid-19.

A secretária municipal adjunta da Saúde, Elaine Sartorelli Breanza, lembra que até o momento o município recebeu 1.098 doses de vacinas, sendo 190 doses da Oxford/Astrazeneca e o restante da Coronavac. “Recebemos três remessas da Coronavac (280 na primeira, 230 na segunda e 398 na terceira), e as 190 doses da Astrazeneca”, contou.

Elaine ressalta que até o início da tarde desta quarta-feira (17), Ibaté já tinha aplicado 943 doses, sendo 511 da primeira e 215 da segunda dose nos profissionais de saúde e 217 doses nos idosos a partir de 85 anos. “As doses que ainda temos é para darmos continuidade à imunização dessas pessoas”, contou.

É possível verificar o número oficial de doses aplicadas nos municípios pelo endereço eletrônico www.vacinaja.sp.gov.br/vacinometro/. A ferramenta é alimentada diretamente com as informações do “Vacivida”, plataforma digital integrada para monitorar toda a campanha de vacinação contra o novo coronavírus.

Paula Salezzi Fiorani, coordenadora de Vigilância Epidemiológica, lembra que, se não houver nenhuma mudança, a vacinação dos idosos com idades entre 80 e 84 anos, está prevista para acontecer a partir do dia 1º de março, seguindo o Plano de Imunização do Estado. “Não tivemos nenhuma informação da Diretoria Regional de Saúde de Araraquara [DRS-III], mas acreditamos que na próxima semana, Ibaté esteja recebendo mais doses para iniciar a imunização desse novo grupo de idosos”, afirmou.

De acordo com os dados da própria DRS-III, a cidade tem 290 idosos com idades entre 80 e 84 anos.

Novos pontos de vacinação

No início desta semana, a Secretaria Municipal da Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, ampliou os locais de vacinação na cidade.

Elaine explica que as vacinas estavam sendo aplicadas, em sistema drive-thru, apenas na UBS Jardim Icaraí. “Seguindo a determinação do prefeito José Luiz Parella, a gente passou a disponibilizar as vacinas nas Unidades Básicas de Saúde [UBS] dos bairros Jardim Cruzado e Popular”, afirmou.

Ibaté segue rigorosamente o calendário estadual de vacinação. “Com isso, o público alvo está aumentando e ter apenas um ponto de vacinação poderia acarretar em aglomerações, o que vai totalmente contra as medidas sanitárias e de distanciamento social”, contou.

A secretária municipal adjunta conta que a vacinação será realizada nas três UBS’s de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h, e lembra que todos devem comparecer munidos de documentos pessoais e do comprovante de residência. “Pedimos às pessoas, que estão dentro desses grupos prioritários, para portarem documento com foto e CPF, bem como, um comprovante de residência, no momento da vacinação. Quem quiser também pode fazer o pré-cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br para agilizar a imunização”, finaliza Elaine.