25 JUN 2015
Vigilância Epidemiológica de Ibaté orienta população com os cuidados com a Dengue

Com a chegada do verão cresce a preocupação com os riscos da dengue em todo país. Atenta ao problema, a Vigilância Epidemiológica de Ibaté orienta os munícipes com dicas dos principais cuidados para evitar problemas com o mosquito transmissor da doença.

A responsável pela Vigilância, Enfermeira Francisca França, dá dicas para o combate ao mosquito Aedes Aegypt, onde nessa época mais quente as pessoas querem se refrescar e acabam se esquecendo dos cuidados básicos a serem tomados.

A Enfermeira explica que a dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo e orienta os munícipes da importância em cobrir as piscinas e  manter as caixas d’água sempre tampadas, além de evitar deixar no quintal utensílios que podem acumular água e servir de criadouro, como garrafas e vasos de flores.

Os sintomas da doença é similar a uma gripe. A pessoa apresenta dores de cabeça, vômito e  febre,  com a persistência dos sintomas, é importante procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência e entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica através do telefone (16) 3343 – 6245, de segunda a sexta- feira, das 8h00 às 18h00.

CAUSAS:

A dengue não é transmitida de pessoa para pessoa. A transmissão se dá pelo mosquito que, após um período de 10 a 14 dias contados depois de picar alguém contaminado e pode transportar o vírus da dengue durante toda a sua vida.

O ciclo de transmissão ocorre do seguinte modo: a fêmea do mosquito deposita seus ovos em recipientes com água. Ao saírem dos ovos, as larvas vivem na água por cerca de uma semana. Após este período, transformam-se em mosquitos adultos, prontos para picar as pessoas.

O Aedes aegypti procria em velocidade prodigiosa e o mosquito da dengue adulto vive em média 45 dias. Uma vez que o indivíduo é picado, demora no geral de três a 15 dias para a doença se manifestar, sendo mais comum cinco a seis dias.

Muitas vezes é confundida com a gripe. Tem início súbito e os sintomas podem durar de cinco a sete dias, apresentando sintomas como febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, entre outros.

CUIDADOS COM A DENGUE:

Se a sua casa tiver caixa de água externa, ela precisa estar bem tampada. O ideal é usar uma tela e depois a tampa. Uma frestinha já permite a passagem do mosquito.

Tanques de lavar roupas, principalmente aqueles que não são muito usados, não podem estar entupidos, para não acumular água.

Deixe os baldes virados com a boca para baixo.

Limpe as calhas da sua casa com frequência, para evitar que galhos e folhas impeçam o escoamento da água.

Garrafas pet, assim como as tampas, são recipientes propícios para o mosquito.

As piscinas merecem atenção especial. As que recebem cloro tem maior resistência ao mosquito, mas é preciso lavar as bordas com esponja.

Se as suas plantas ficam do lado de fora de sua casa, não precisam de suporte. No caso daquelas penduradas, como samambaias, uma opção é deixar o prato ao contrário, só para apoiar a planta, ou bem grudado a ela.

Outra dica importante é colocar areia grossa no prato, até a borda.

No caso das plantas aquáticas, lave os recipientes com escova e sabão e troque a água duas vezes por semana.

Se o pneu for utilizado como balanço, faça três furos na parte inferior, para não acumular água. Se você usa para jardinagem, preencha-o com terra ou areia.

Os bebedouros do seu animal de estimação também são alvos da dengue. Lave-os com esponja e sabão e coloque água fresca, de preferência, diariamente.