07 MAI 2021
SAÚDE
Ibaté inicia vacinação de pessoas com deficiências e comorbidades na próxima semana

Seguindo o Plano Estadual de Imunização (PEI) do Estado de São Paulo, a Secretaria Municipal da Saúde de Ibaté inicia na terça-feira, 11 de maio, a vacinação contra COVID-19 para pessoas com comorbidades e deficiências permanentes na faixa de 55 a 59 anos.

As doses seguem sendo aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde Jardim Icaraí, Jardim Cruzado e Popular, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.

A secretária municipal da Saúde, Elaine Sartorelli Breanza, ressalta que serão contempladas as pessoas que tiverem uma e/ou outras comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde [ver relação abaixo].

Elaine destaca que na segunda-feira (10), as doses serão aplicadas nos pacientes com Síndrome de Down [de 18 a 59 anos de idade] e transplantados que utilizam imunossupressores. Já os pacientes em tratamento de diálise (Terapia Renal Substitutiva), com idade entre 55 e 59 anos,serão vacinados no próprio local onde realizam o tratamento.

Na terça-feira (11), será a vez das gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) com idade de 18 a 59 anos e com comorbidades. No mesmo dia também começa a valer o cronograma para as pessoas com deficiência permanente que têm entre 55 e 59 anos. Do dia 12 (quarta-feira) em diante, pessoas com comorbidades desta mesma faixa etária [55 a 59 anos].

A secretária da Saúde destaca que para receber as doses, qualquer pessoa com comorbidades e que integre os grupos anunciados [ver tabela], além de CPF, documento com foto e comprovante de endereço, devem apresentar comprovante da condição de risco por meio de exames, receitas, relatório ou prescrição médica.

“Essa orientação da Secretaria Estadual da Saúde vale tanto para as pessoas com comorbidades nas faixas etárias de 50 a 59 anos quanto para as pessoas de 18 a 59 anos com Down e transplantados, sendo que para este último grupo, é também recomendável a apresentação de receita médica do medicamento imunossupressor em utilização pelo paciente”, explica.

As pessoas com deficiência permanente [de 55 a 59 anos] precisam apresentar o cartão bancário de recebimento do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC). Dúvidas podem ser esclarecidas diretamente na Secretaria Municipal de Promoção e Bem-Estar Social.

As gestantes com comorbidade, em qualquer período gestacional, deverão também apresentar comprovante de acompanhamento e/ou pré-natal ou laudo médico. As puérperas, ou seja, as mulheres que deram à luz nos últimos 45 diaspoderão utilizar a declaração de nascimento da criança e também laudo médico da comorbidade.

Nova faixa etária

O governador João Doria anunciou nesta sexta-feira (7), que a vacinação contra COVID-19 para as pessoas que tenham comorbidades e deficiências permanentes,com idade de 50 a 54 anos, receberão a primeira dose do imunizante a partir da próxima sexta-feira, dia 14 de maio.

As exigências para direito à vacinação seguirão as mesmas anunciadas para pessoas com idade entre 55 e 59 anos.

Relação de comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde:

•         Doenças Cardiovasculares

•         Insuficiência cardíaca (IC)

•         Cor-pulmonale (alteração no ventrículo direito) e Hipertensão pulmonar

•         Cardiopatia hipertensiva

•         Síndromes coronarianas

•         Valvopatias

•         Miocardiopatias e Pericardiopatias

•         Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas

•         Arritmias cardíacas

•         Cardiopatias congênitas no adulto

•         Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados

•         Diabetes mellitus

•         Pneumopatias crônicas graves

•         Hipertensão arterial resistente (HAR)

•         Hipertensão arterial - estágio 3

•         Hipertensão arterial - estágios 1 e 2 com lesão e órgão-alvo e/ou comorbidade

•         Doença Cerebrovascular

•         Doença renal crônica

•         Imunossuprimidos (transplantados; pessoas vivendo com HIV; doenças reumáticas em uso de corticoides; pessoas com câncer).

•         Anemia falciforme e talassemia maior (hemoglobinopatias graves)

•         Obesidade mórbida

•         Cirrose hepática