25 JUN 2015
Pontos públicos de Ibaté incentivam moradores para pratica de atividade física

Com a chegada do verão os exercícios físicos ao ar livre ficam cada vez mais comuns e em Ibaté, grande parte da população pratica suas atividades nas áreas de lazer disponibilizadas pela Prefeitura Municipal,   as quais recebem constante manutenção mantendo os aparelhos e locais   aptos para o uso.

Entre as diversas opções, a população conta com a Pirâmide da Mata do Alemão  que dispõe de pista caminhada, quadra de futebol e academia ao ar livre, com o Centro Esportivo Parrellão

que dispõe de quadras de vôlei, futebol, basquete, canchas de bocha, pista de skate e academia ao ar livre, sendo as mesmas disponibilizadas em diversos bairros da cidade, além dos campos de futebol.

De acordo com o Assessor de Saúde, Luiz Henrique de Oliveira, com o calor intenso é preciso ter alguns cuidados na hora de praticar qualquer tipo de atividade física.

É importante ter uma alimentação leve e balanceada, se for treinar durante o dia é necessário proteção solar e em qualquer horário precisa manter o corpo sempre hidratado e tomar muita água.

Os espaços esportivos do município estão abertos ao público todos os dias e não é cobrado nada, o acesso é totalmente gratuito.

Dicas para a realização da prática esportiva de maneira segura:

Avaliação física:

Nunca comece ou aumente um programa de exercícios sem passar por uma avaliação médica. Lembre-se de informar se está tomando algum tipo de medicação ou se passou por algum problema de saúde recente.

Beba muita água:

Mantenha o organismo sempre hidratado. Beba pelo menos 3 litros de água por dia.

Cuide da alimentação:

Ingira alimentos leves como frutas, saladas ou grelhados e nunca se exercite em jejum.

Academia ou rua:

Não importa o lugar, mas escolha sempre uma atividade prazerosa. É bem mais fácil manter o ânimo para fazer algo que você realmente goste.

Alongamento:

Os alongamentos preparam o organismo para os exercícios e devem ser feitos antes e depois das atividades.

Atenção redobrada:

Fique atento ao seu corpo, se aparecerem sinais como dores, edemas ou hematomas, não hesite em procurar ajuda médica.

Respeite o seu limite:

As pessoas respondem de forma diferente a programas idênticos de exercícios, por isso, não insista em praticar atividades que causem desconforto ou dor, pois elas podem causar lesões ou fraturas graves. Lembre-se que nem todas as atividades que fazem bem ao seu amigo podem ser benéficas para você.