29 SET 2023
Domingo (01), tem eleição para escolha do novo Conselho Tutelar da cidade
Acontece no próximo domingo, 1º de outubro, a eleição dos novos conselheiros tutelares que irão atuar no período de 2024 até 2027. O horário de votação será das 8h às 17h, apenas na Escola Municipal Neusa Milori Freddi, localizada na Avenida Conselheiro Moreira de Barros, 639, no Centro de Ibaté.

O Conselho Tutelar é um órgão público municipal de extrema importância e responsável por fiscalizar qualquer ação ou omissão que viole os direitos estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90).

Pela primeira vez, a votação será realizada por meio de urna eletrônica em todo o território nacional, porém, diferente das eleições em que se escolhem os mandatários municipais, estaduais ou federais, o voto para escolha dos conselheiros tutelares é facultativo, ou seja, não é obrigatório. Importante ressaltar que esse fato não tira a importância do papel que tem o cargo, que zelará pelos direitos das crianças e adolescentes da cidade.

É papel dos conselheiros tutelares agir em defesa dos direitos da criança e do adolescente em situações de risco e vulnerabilidade, por negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão – ou ainda quando os direitos forem ameaçados pela sua própria conduta –, adotando medidas de proteção mais adequadas em cada caso.

Veja a relação dos candidatos e seus números por ordem alfabética:
NOME DO CANDIDATO NÚMERO NA URNA
Adilson Anastásio dos Santos 9115