12 AGO 2015
Campanha de vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação tem início neste sábado, 15 em Ibaté

O “Dia D” de vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para atualização do cartão de vacinas será neste sábado, 15, das 8h00 às 17h00 em todas as Unidades de Saúde do município de Ibaté.

A população alvo para vacinação contra a pólio são as crianças com idade entre 6 meses a menores de 5 anos.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, estima-se vacinar durante a campanha 2.100 crianças nessa faixa etária.

É Importante que os pais ou responsáveis das crianças compareçam a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência portando a caderneta de vacinação para mantê-la atualizada.

“A imunização contra a Poliomielite é muito importante para as crianças, por isso pedimos a colaboração de todos os pais, para que compareçam com seus filhos, pois vacinar é um gesto de amor”, explica a Enfermeira Francisca Franças.

Pontos de Atendimento:

PSF Jardim Icaraí / PSF Jardim Mariana / PSF Jardim Nosso Teto / PSF Jardim Cruzado I / UBS Jardim Cruzado  e UBS Santa Terezinha.

O que é Poliomielite?

Poliomielite é uma doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. Apesar de também ser chamada de paralisia infantil, a doença pode afetar tanto crianças quanto adultos.

A poliomielite foi praticamente erradicada em países industrializados com a vacinação de crianças, inclusive no Brasil, onde a vacina contra a doença foi incorporada à caderneta de vacinas obrigatórias. Mas o vírus causador, no entanto, ainda pode ser encontrado em países da África e da Ásia.

De acordo com o Ministério da Saúde, o último caso de poliomielite registrado no Brasil aconteceu em 1989. Atualmente, a cobertura vacinal brasileira contra pólio é acima dos 95% - considerada um exemplo para o restante do mundo.