01 JAN 2018
Programa Mulheres de Peito

Programa Mulheres de Peito

Por todas estas razões é criado na Secretaria de Estado de São Paulo o Programa Mulheres de Peito, com o objetivo de conscientização destas mulheres sobre a importância da realização do exame, assim como a facilidade do acesso ao mesmo, através da dispensa do pedido médico, facilidade de agendamento e garantia do tratamento logo após a confirmação do diagnóstico.

Estratégias para o Programa de Rastreamento Organizado para Detecção Precoce do Câncer de Mama, com início em 2014.

Etapa 1- Primeiras Ações:

• A mamografia de rastreamento deve passar a fazer parte da rotina da vida da mulher na faixa etária preconizada. A estratégia prevê que todas as mulheres de 50 a 69 anos, a cada dois anos, no mês de seu aniversário, realizem o exame, sem a necessidade de pedido médico.
  •  Durante este 1º ano do Programa, até que as Unidades Básicas de Saúde também estejam preparadas para a inclusão deste procedimento à sua rotina de trabalho, o agendamento será realizado através da Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde - CROSS.
  • As mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos deverão entrar em contato com a CROSS através do nº 08007790000 para agendar o exame de mamografia sem a necessidade de pedido médico. O exame deve ser realizado, preferencialmente, no mesmo mês de aniversário da mulher.
  •  Como a necessidade de realizar o exame é bianual, as mulheres nascidas em anos pares deverão fazer o exame em anos pares e as nascidas em anos ímpares, da mesma forma, deverão realizar o exame em anos ímpares.
  • Neste ano serão agendados os exames de mulheres nascidas nos anos pares e para as mulheres nascidas nos anos ímpares que informarem não terem realizado o exame nos últimos 2 anos.
  • As mulheres fora da faixa etária do programa continuarão a receber o atendimento com o encaminhamento estabelecido em protocolo de rotina, deverão passar por consulta e agendar o exame com o pedido médico em mãos.
  • Outra estratégia para seguimento da campanha, nos próximos anos, é a busca ativa da mulher. No mês de aniversário ela será parabenizada pela data e lembrada da importância de realizar o exame.
  • Caberá aos gestores de cada Serviço, a orientação quanto ao fluxo de entrega dos resultados e prosseguimento do atendimento à paciente.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024