09 JUN 2016
ESQUADRILHA DA FUMAÇA

Ibaté é a primeira cidade da região a receber nova apresentação com Super Tucano

Em comemoração ao aniversário de 123 anos do município de Ibaté, a Prefeitura Municipal, preparou para o mês de Junho, uma programação com diversificadas atrações pra a população, entre as quais, no domingo, 12, a partir das 16h00, a imperdível apresentação da Esquadrilha da Fumaça, onde Ibaté será a primeira cidade da região a receber os novos aviões A-29 Super Tucano.

Durante a tarde, as aeronaves da Força Aérea Brasileira sobrevoarão a pista de MotoCross do Jardim Mariana, com lindas e emocionantes demonstrações e manobras aéreas.

A fumaça valoriza a nossa indústria aeronáutica e estimula os jovens a conhecerem e a se interessarem pela nossa Força Aérea. Sabemos da grande paixão que todos têm pela Esquadrilha da Fumaça, o que nos enche de orgulho em mais uma vez Ibaté ter a satisfação de contemplar os aviões sobrevoando o município em tão especial mês, onde comemora o aniversário de 123 anos da cidade.

Esquadrilha da Fumaça

A Esquadrilha originou-se pela iniciativa de instrutores de vôo da antiga Escola de Aeronáutica, sediada na cidade do Rio de Janeiro. Em suas horas de folga, os pilotos treinavam acrobacias em grupo, com o intuito de incentivar os cadetes a confiarem em suas aptidões e na segurança das aeronaves utilizadas na instrução.

Em 14 de maio de 1952, uma comitiva estrangeira em visita à Escola pôde apreciar a primeira demonstração oficial do grupo. Após algumas apresentações, percebeu-se a necessidade de proporcionar ao público uma melhor visualização das manobras executadas. Com isso, em 1953, acrescentou-se na aeronave utilizada à época, o NA T-6, um tanque de óleo exclusivo para a produção de fumaça.

Com o tempo, as aeronaves e as acrobacias mudaram, mas a essência da Esquadrilha mantém preservado o espírito de arrojo e determinação do grupo.

No dia 28 de novembro de 1961, na cidade de Florianópolis em Santa Catarina. Durante uma solenidade militar, realizada na época do comando do coronel Lara Ribas, dois aviões modelo Texan T-6 se colidiram no ar. O avião pilotado pelo Capitão Durval Pinto Trindade perdeu o leme e caiu no Centro da cidade, O desastre foi nas proximidades do Largo Benjamin Constant. Por essa razão, o local ficou conhecido como Praça do Avião. O outro piloto com a asa danificada conseguiu fazer um pouso de emergência na Base Militar de Florianópolis.

No início de 2013, as demonstrações da Esquadrilha da Fumaça foram suspensas em eventos aéreos, o motivo foi a substituição dos Tucanos T-27 pelo Super Tucano A-29. As novas aeronaves produzidas pela Embraer passaram por adequações técnicas necessárias para que possam participar de acrobacias aéreas.

Atualmente, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), está sediado na Academia da Força Aérea, na cidade de Pirassununga, e seu novo Comandante é o Tenente Coronel Caldas.

Fotos:

esquadrilha 1- Agência Força Aérea/Sgt Batista