06 SET 2016
Biblioteca de Ibaté realiza exposição Segundo Carlos Lopes: Carlito

A Prefeitura Municipal de Ibaté, através da Biblioteca Pública Municipal Comendador Nello Morganti e Departamento de Esporte Turismo e Lazer, irá realizar, de 06 a 30 de setembro, a exposição “Segundo Carlos Lopes: Carlito”.

De acordo com a equipe da Biblioteca, a iniciativa partiu do Departamento de Esporte, que no ultimo dia 21 de agosto, realizou a 3ª Corrida Treino, Segundo Carlo Lopes.

Na ocasião, painéis com a biografia do ibateense, amante do esporte e querido por toda uma cidade, foram expostos, surgindo assim, a idéia de transformar a homenagem a Carlito em exposição.

As visitas poderão ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 16h30, individualmente ou em grupos, neste caso com agendamento através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

SEGUNDO CARLOS LOPES:

Segundo Carlos Lopes nasceu no primeiro dia do ano de 1945 foi filho do então jovem casal João Batista Lopes e Anna Vitturi Lopes. A família era humilde e desde cedo Segundo ou melhor, “Carlito” apelido que ele próprio se deu. Ajudava seus pais nas mais diversas tarefas: cuidando de seus irmãos menores Dirce e Salvador a quem chamava carinhosamente de “vadozinho”, ou trabalhando de fato com sua cesta vendendo verduras pela cidade para comprar sua farda de escoteiro.

Sua dedicação á família superava as expectativas para uma criança de sua idade. Mesmo pequeno já demonstrava traços de caráter que seriam constantes em sua vida. Mesmo com as adversidades o pequeno Carlito seguiria uma trajetória de sucesso. Seja pelo caráter forjado a puro aço herdado do pai, da bondade herdada da mãe e pelos seus próprios méritos enquanto homem determinado que luta pelos seus ideais.

Primeiros Passos:

Na formatura do quarto ano primário foi o primeiro aluno do grupo escolar Edésio Castanho e por este motivo foi-lhe oferecida uma bolsa de estudos para cursar o ginásio em uma escola particular de São Carlos. Numa época em que muitos paravam com os estudos devido as demandas familiares, Carlito incentivado por sua mãe aceitou a oferta, afinal era a chance daquilo que almejava: ter um diploma universitário.

As dificuldades financeiras foram muitas, mas com sua perseverança que aliada a uma inteligência brilhante ele concluiu o curso ginasial na escola Julien Fauvel na cidade de São Carlos.

Juventude:

Posteriormente fez o curso de oficial farmacêutico, foram anos de trabalho duro, muitas injeções, curativos e noites sem dormir. É  então que surge a possibilidade de poder conciliar o trabalho com os estudos.

O Militar:

Carlito na Força Pública do Estado de São Paulo, onde sua capacidade, mas uma vez se mostra ascendendo rapidamente na hierarquia militar: foi o primeiro colocado nas escolas de soldados, cabos e sargentos atingindo em poucos anos o posto de 1° Sargento. Paralelo a uma promissora carreira militar, no período noturno cursava engenharia de agrimensura, curso que concluiria com sucesso em meados da década de 70.

O Docente:

Aprovado mais uma vez em primeiro lugar, desta vez no concurso para professores da Universidade Federal de São Carlos, se decide pela carreira acadêmica. A partir daí a pós-graduação seria apenas a conseqüência do sonho de uma vida, vieram o mestrado e o doutorado na USP e mais uma vez aprovado com os louvores de seus mestres. Tornou-se Professor Doutor lecionando na UFscar (Campus São Carlos e Araras) e na Faculdade de Engenharia Logatti de Araraquara, participando e presidindo bancas de Pós Graduação.

Constituindo a Família:

Casou-se com Neusa Piccinin Lopes em 1973 e foi pai de três filhos Rodrigo, Renato e Bruno e avô de Caitlin.

Cidadão Ibateense:

Amava a cidade de Ibaté, nunca dela se afastou como pouco conhecia suas historias desde as mais remotas, foi atuante na política municipal tendo sido eleito vice-prefeito municipal.

Com atuação cívica destacada foi membro fundador do Rotary Club e Apae Ibateenses e, como engenheiro contribuiu com inúmeros projetos que trouxeram melhorias a nossa cidade.

Hobbies: Motociclismo e o Atletismo

Tinha como seus hobbys favoritos a música clássica apreciando os grandes compositores Clássicos e também a leitura.

Motociclismo: viajou diversas vezes pelo Brasil, d norte a sul e também América latina passando Uruguay, Paraguay, Argentina, Chile e até lago Titicaca na Fronteira Peru/Bolívia.

Atletismo: Levou a participar de corridas e maratonas no Brasil e no exterior representado Ibaté, além de promover esse esporte em nossa cidade. Participou de inúmeras corridas e Maratonas no Brasil e Exterior sempre completando o percurso das provas, nas quais podemos destacar; Corrida São Silvestre, Maratona De Blumenau, Maratona de São Paulo, Maratona De Valência, Maratona de Nova York e Corridas e Campeonatos pelo Estado de São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

Carlito foi um exemplo de dedicação aos seus pais, amparando-os todos os momentos, assim também o foi com sua esposa, filhos, irmãos e amigos, enfim com todos aqueles que tiveram o prazer de conviverem com sua grande figura humana. Porque acima de tudo Carlito foi um homem de princípios, princípios estes que fizeram de sua vida uma trajetória marcada por grandes sucessos e realizações.

Por Fábio Henrique Peruchi