26 AGO 2016
Alunos de Capoeira se apresentaram em evento dedicado ao Dia do Folclore

Os alunos de Capoeira do Centro de Formação Artística Anna Ponciano Marques, o Centro Cultural de Ibaté, participaram na ultima quinta-feira, 25, de duas apresentações em comemoração ao Dia do Folclore, data comemorada internacionalmente no dia 22 de agosto, na unidade escolar, Julio Benedicto Mendes.

Parte importante e essencial na cultura folclórica, a capoeira vive um momento de valorização singular ao longo de sua história. Antes marginalizada, hoje é defendida enquanto singular manifestação popular com importante papel socioeducativo e cultural. Esta luta-dança apresenta em sua historicidade e ancestralidade elementos importantes para uma reflexão acerca de nossa história e identidade enquanto nação brasileira.

No Centro Cultural o objetivo é contribuir pela valorização e difusão desta cultura, promovendo intercâmbio de saberes entre mestres e alunos.

De origem popular, advinda de um contexto adverso e injusto, a capoeira dialogou intensamente com a história e formação de nosso país e de nosso povo. Outrora mazela social é em nossos dias, exemplo de transformação de status e seus mestres e mestras reconhecidos enquanto educadores, formadores de homens e mulheres.

A oficina de capoeira é direcionada ao público infantil e adolescente como um espaço de trocas de saberes e percepções com objetivo principal de colaborar para formação de pessoas sonhadoras e construtoras de um mundo melhor. Para tanto, a musicalidade, gestualidade, ritualidade e historicidade da capoeira é vivenciada e incorporada a partir dos saberes tradicionais desta arte.

As aulas são ministradas as segundas e quintas pela a arte-educadora Maira Miller Ferrari.