07 OUT 2016
Alunos da escola Julio Benedicto Mendes asssistem a espetáculo teatral no SESC São Carlos

Os alunos do 3º ano C e D da E.M. Julio Benedicto Mendes assistiram na ultima semana o espetáculo chamado “Feio”, apresentado no SESC São Carlos, parceiro da unidade escolar.

A peça é uma adaptação da obra de “O Patinho Feio”, de Hans Christian Andersen, que conta a história de um alguém que, por ser feio, é rejeitado desde o nascimento por todos os grupos sociais com os quais tem contato, mas descobre posteriormente que aquilo que todos repugnavam era apenas o desconhecido, o diferente com sua imensa beleza.

Foi um espetáculo de múltiplas linguagens criado a partir das diferenças de percepção das pessoas surdas e cegas. A idealização da peça foi da dramaturga Cintia Alves, que divide a direção com o bailarino e educador surdo Leonardo Castilho.

A ida ao teatro serviu como aprendizado aos alunos, onde a descoberta e a construção de conhecimento estiveram presentes, incentivando-os à leitura e o desenvolvimento da produção de textos mais criativos e com apropriação de um vocabulário mais rico, que tornam a leitura e sua própria produção pelas crianças de uma forma mais interessante e motivada, além de transformar e alargar o imaginário das crianças, proporcionando uma sequência de situações de aprendizagem, intermediadas pelos docentes, além uma atitude interrogativa que permitiu aos discentes a construção do seu conhecimento de teatro pela apreciação e leitura do espetáculo.

O uso do teatro na educação traz a possibilidade de desenvolver e aprimorar as diversas linguagens usadas na comunicação, seja ela oral ou escrita, além de trabalhar valores e resgatar a

autoestima dos alunos.