19 OUT 2016
Prefeitura Municipal de Ibaté, através do Governo do Estado entregou 240 novas moradias da 1ª fase do CDHU

Na tarde desta sexta-feira, 14, foram entregues 240 moradias do Conjunto Habitacional “Antonio Moreira”, a qual contou ainda com a presença do Secretário de Habitação Rodrigo Garcia, autoridades, além dos familiares do Sr. Antonio Moreira, que dá nome ao novo Conjunto Habitacional.

Foi uma importante conquista para o município, a entrega destas 240 novas moradias, referentes à primeira fase do CDHU, lembrando que ainda mais 284 novas casas serão construídas, que correspondem à segunda fase, totalizando assim as 524 moradias.

A conquista das novas moradias foi alcançada através de uma importante parceria da Prefeitura Municipal de Ibaté, junto ao Governo de Estado, através da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).

A entrega das novas residências deu início à diminuição do déficit habitacional não só no município de Ibaté, mas em todo Estado de São Paulo, onde muitas famílias conquistaram e ainda irão conquistar a tão sonhada casa própria, tendo moradias de qualidade

CDHU

A área onde as casas foram construídas, foi adquirida pela Prefeitura Municipal de Ibaté, da Cosan/Raízen pelo valor aproximado de R$ 1.500.000,00 (hum milhão e quinhentos mil reais) e foi doada a CDHU.

As novas moradias foram construídas com dois e três dormitórios, todas possuem itens do novo padrão de construção da CDHU, incorporados para oferecer mais conforto e qualidade de vida ao morador e contou com investimento de R$ 30.000.000,00 (trinta milhões de reais).

BANDA MARCIAL

Dando um toque especial à cerimônia de entrega das novas moradias a Banda Marcial Municipal de Ibaté, esteve presente para assim, marcar ainda mais este dia tão especial para os novos moradores do Conjunto Habitacional “Antonio Moreira”.

BIOGRAFIA SENHOR ANTONIO MOREIRA "BOLACHA"

Em 31 de dezembro de 1.927, em Congonhal, estado de Minas Gerais, nasceu o Senhor Antonio Moreira, um homem simples, mas de um coração e capacidade incalculável. Filho de Manoel Moreira e Juliana Vaz de Lima.

Eles tiveram sete filhos, duas mulheres e cinco homens, sendo um gêmeo do Senhor Antonio, que teve uma infância difícil, perdeu seu pai com cinco anos, mas nunca viu o lado ruim da vida.

Começou a trabalhar nas fazendas, mas logo percebeu que precisava mudar aquela situação, e começou a vender e trocar galinhas. Com o dinheiro ele comprava outras e sempre mais. Mais tarde, trabalhou como tropeiro.

Levava o gado dos fazendeiros de Congonhal até perto de Mairiporã, onde tinha um frigorífico de abate. Levava muitos dias, chegando a ficar um mês fora. Tudo era feito a cavalo.

Com o que ganhava, começou a fazer pequenos negócios durante as viagens. Foi dessa maneira que os fazendeiros começaram a oferecer gado para ele comprar, mesmo sem ter dinheiro. Mas eles sabiam que a palavra dele valia muito mais que qualquer documento e que na data determinada ele pagaria.

Antes dos 20 anos, começou a comprar terras em Congonhal, e as vendia, lucrando. Esse foi o começo de uma grande jornada. Foi assim que aos poucos e com muita economia, determinação e humildade tudo começou.

Aos 21 anos casou-se com Ermantina Ferreira Dos Santos que na época tinha 14 anos. Tiveram quatro filhos Maria das Graças, Marlene, José Raimundo e José Lucio.

Foi tropeiro por mais seis anos. Em 1.958 mudou-se para Socorro - SP, quando comprou sua primeira fazenda.

Daí por diante, os negócios foram prosperando. Nessa época, comprou um jipe e não sabia dirigir. O homem explicou como ir "para frente”, e “para traz”, e ele saiu dirigindo. Para economizar ele ia a pé ou a cavalo para a fazenda.

Sua esposa Senhora Ermantina sempre ao seu lado superando e vencendo todas as dificuldades, pois o Senhor Antonio não sabia ler e nem escrever com isso era ela quem fazia tudo, até o mais simples como discar o telefone. Formou suas duas filhas na faculdade, o que para ele era muito importante e ao mesmo tempo muito difícil.

Seus filhos preferiram trabalhar junto com ele e seguiram ao seu lado. Durante a sua existência seu Antonio foi um farol na vida de sua família. Conseguiu ter fazendas, gados e plantações. E assim a vida passou muito rápido para seu Antonio. Ele foi embora aos 68 anos, devido à um infarto.

Gostaria de finalizar destacando o que seu Antonio foi para seus NETOS, mas seria impossível descrever o que cada um tem em suas lembranças e em seus corações, mas uma coisa eu tenho certeza este AVÔ foi e será sempre uma referências para todos eles de honestidade, amor, respeito, humildade, determinação, esperança e tudo de melhor que uma pessoa poderia passar.

Se pudéssemos resumir em poucas palavras quem era o Senhor Antonio, diria que um grande e inesquecível homem para as pessoas que tiveram o privilégio de conviver com ele.

Estas sãos as palavras de homenagem e agradecimento dos familiares do Senhor Antonio Moreira, hoje aqui presentes e  emocionados com esta justa e merecida homenagem.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024