11 MAI 2022
Ibaté convoca novo público para a vacinação contra a gripe
A Prefeitura de Ibaté, por meio da Secretaria de Saúde, informa que já iniciou a vacinação contra a gripe para os profissionais da educação da rede pública e particular, pessoas com deficiência com 5 anos ou mais e pessoas com comorbidades também com 5 anos ou mais; além de imunizar contra a gripe pessoas com 60 anos ou mais, profissionais da saúde, gestantes, puérperas e crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, também poderão procurar as unidades de saúde para receber a imunização.

A imunização é realizada em todas as UBS's (Unidades Básicas de Saúde) e PSF's (Programa Saúde da Família) da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30, e das 13h às 15h.. É preciso levar um documento de identificação com foto e a carteirinha de vacinação.

A secretária da saúde, reforça que para a proteção total, é necessário vacinar-se anualmente, por dois motivos. "O primeiro é que a proteção conferida pela vacina cai progressivamente seis meses depois da aplicação. O segundo é a variação dos subtipos de influenza circulantes a cada ano. Como eles mudam com frequência, mesmo que o efeito da vacina durasse mais tempo, ela poderia não proteger contra os vírus do inverno seguinte"

A vacina contra Influenza é trivalente é composta pelos vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, que causou os surtos localizados no final do ano passado.