24 MAR 2022
Plantão Noturno da Vacina contra Covid-19
A Prefeitura de Ibaté, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta quinta e sexta-feira [24 e 25], Plantões Noturno de Vacinação contra a Covid-19, para adultos e crianças, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Icaraí.

A vacinação, que acontece das 17h às 20h, vai imunizar crianças de 5 a 11 anos com ou sem comorbidades [1ª ou 2ª dose, agendada em Carteira de Vacinação]; jovens de 12 a 17 anos [1ª e 2ª dose]; pessoas a partir de 18 anos 1°, 2° e 3° dose, e idosos acima de 80 anos com a 4ª dose.

Elaine Sartorelli Breanza, secretária municipal de Saúde, orienta as pessoas que estão com o esquema vacinal em atraso, para comparecer e completar a imunização. “O propósito é o de atender a população que não consegue se vacinar durante o dia”, explicou.

A secretária lembra que com a flexibilização do uso de máscaras de proteção facial em ambientes abertos e fechados, é indispensável que a população esteja com o esquema vacinal completo. “O organismo de quem não recebeu o reforço da vacina, não apresenta anticorpos necessários para combater o coronavírus e isso acaba culminando na possibilidade das pessoas contraírem a doença durante o intervalo de doses”, explica.

No ato da imunização, as crianças de 5 a 11 anos deverão estar acompanhadas dos pais, porém, caso não seja possível, o responsável precisará apresentar o Termo de Assentimento [em caso de primeira dose], que pode ser retirado no local da vacinação, preenchido e assinado pelos pais, além de Carteirinha de Vacinação, CPF e documento com foto. Caso seja a 2ª dose, não será mais necessário, pois a autorização já consta em cadastro.

Para as crianças de 5 a 11 anos com comorbidades [lista definida pelo Ministério da Saúde], além das exigências acima, os responsáveis devem apresentar comprovantes da comorbidade, como exames ou qualquer prescrição médica, no momento da vacinação. Para o grupo de 12 anos ou mais, basta apresentar a Carteira de Vacinação, CPF e o documento com foto.

Até a última quarta-feira, 23, os números mostram que o município já aplicou aproximadamente 2.686 doses da vacina contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos com e sem comorbidades, o que corresponde 80,52% da população infantil.

Dados do Vacinômetro, site criado pelo Governo do Estado de São Paulo, mostram que Ibaté já aplicou um total de 74.276 doses de vacinas, sendo 30.185 de primeira dose; 27.720 de segunda dose; 15.342 doses de reforço. “88% da população ibateense tem o esquema vacinal iniciado e mais de 81% completaram a sua vacinação, tomando as duas doses ou dose única, da vacina”, finalizou Elaine.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que todos os segmentos de saúde continuam trabalhando e seguindo todos os protocolos de atendimento e segurança do Ministério da Saúde, inclusive, com o uso obrigatório de máscaras de proteção facial, seguindo Decreto Estadual.