16 MAR 2022
Prefeitura de Ibaté realiza no sábado, 19, Dia D de Combate ao Aedes Aegypti

Prefeitura de Ibaté realiza no sábado, 19, Dia D de Combate ao Aedes Aegypti

-Não será permitido o descarte de restos de entulhos; ação acontecerá em todos os bairros

A Prefeitura de Ibaté realiza a partir do próximo sábado, 19 de março, em todas as regiões da cidade, um mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a Dengue, Chikungunya e Zika vírus.
A ação terá início pelo bairro Jardim Cruzado e seguirá até passar por todos os bairros.

Elaine Sartorelli Breanza, secretária municipal da Saúde, explica que o mutirão visa conscientizar toda a população sobre os riscos da doença, que pode matar, e orientar para que mantenham suas casas limpas e tomem medidas simples que evitam a propagação da dengue.
“O início de 2022 tem sido muito chuvoso e com as altas temperaturas, as pessoas precisam entender que essa situação ajuda muito que larvas do mosquito Aedes Aegypti se proliferarem. Por isso, a prefeitura vai realizar este mutirão e toda a população precisa participar e se conscientizar de que a prevenção é sempre o melhor remédio contra a dengue”, afirmou.

Funcionários da prefeitura passarão com caminhões e maquinários, recolhendo objetos descartados pela população. “É importante que a população aguarde o anúncio do carro de som ou dos agentes para depositarem os materiais na calçada”, lembra Elaine. “Ressaltamos que não será permitido o descarte de entulhos, os quais devem ser depositados nas caçambas que já são disponibilizadas pela prefeitura”, completou.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Paula Salezzi Fiorani, ressalta que Ibaté já confirmou 28 casos de dengue, nesse início de ano.
“O número é significativo em relação aos anos anteriores. Devemos redobrar os cuidados para combater o Aedes Aegypti, por isso, pedimos a colaboração de todos. Vamos fazer a nossa parte e esperamos contar com a participação da população ibateense”, alertou.

Paula enfatiza que a população não pode descuidar e precisa fazer a limpeza semanal de quintais, não deixando água parada, evitando locais que podem se tornar criadouros do mosquito. “Contamos com a colaboração de todos os munícipes”, ressaltou.

Para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti é necessário manter bem tampados caixas, tonéis e barris de água; colocar o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada; não jogar lixo em terrenos baldios; guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo; não deixar água da chuva acumular sobre a laje; encher os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda; guardar pneus velhos, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva; limpar as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água; lavar com frequência, com água e sabão, os recipientes usados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.