22 FEV 2022
Saúde realiza Plantão Noturno de Vacinação

Saúde realiza Plantão Noturno de Vacinação para crianças e adultos nesta quarta e quinta-feira

A Secretaria de Saúde de Ibaté realiza nesta quarta e quinta-feira, [23 e 24 de fevereiro], um Plantão Noturno de Vacinação contra a Covid-19, para crianças e adultos, no Centro de Convivência da Melhor Idade, localizado na rua João Alteia, 290, Vila Tamoio.

A vacinação acontece das 17h às 20h e dará sequência à imunização das crianças de 5 a 11 anos com ou sem comorbidades. “Além de darmos continuidade ao esquema vacinal de toda a população que tenha 12 anos ou mais, vamos completar a vacinação infantil com a 2º dose, que já estejam agendadas em Carteira de Vacinação, e a 1ª dose nas crianças que ainda não tomaram nenhuma”, explicou Elaine Sartorelli Breanza, secretária municipal da Saúde.

A secretária ressalta que o Plantão Noturno de Vacinação tem por objetivo imunizar aquela população que não tem condições de ir ao posto de vacinação durante o dia, por conta do trabalho, e as crianças por estarem em sala de aula. “Cientes das dificuldades que muitos encontram por conta do horário, de compromissos, e das crianças que voltaram às aulas, acabando por não conseguir se vacinar ou mesmo levar seus filhos, resolvemos realizar mais esse Plantão Noturno e esperamos contar com uma presença maciça da população”, afirmou.

Poderão ser vacinadas as pessoas com 12 anos ou mais [1ª, 2ª e 3ª dose], as crianças de 5 a 11 anos sem comorbidades; além das crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, deficiência, indígenas e quilombolas.

No ato da imunização, as crianças de 5 a 11 anos deverão estar acompanhadas dos pais, porém, caso não seja possível, o responsável precisará apresentar o Termo de Assentimento, em caso de primeira dose, que pode ser retirado no local da vacinação, preenchido e assinado pelos pais, além de Carteirinha de Vacinação, CPF e documento com foto. “Caso seja a 2ª dose, não será mais necessário, pois a autorização já consta em cadastro”, lembrou Elaine.
Para as crianças de 5 a 11 anos com comorbidades [lista definida pelo Ministério da Saúde], além das exigências acima, elas devem apresentar comprovantes da comorbidade, como exames ou qualquer prescrição médica, no momento da vacinação.

Para o grupo de 12 anos ou mais, basta apresentar a Carteira de Vacinação, CPF e o documento com foto.

Dados do Vacinômetro, site criado pelo Governo do Estado de São Paulo, mostram que até a tarde desta terça-feira, Ibaté já havia aplicado um total de 70.733 doses de vacinas, sendo 29.746 de primeira dose; 26.467 de segunda dose; 13.572 doses de reforço e 1.029 de dose única. O site mostra que 86,8% da população ibateense já iniciou o esquema vacinal e 77,51% tomaram duas doses da vacina ou dose única.

Segundo a Projeção da Fundação SEADE, em Ibaté a previsão é vacinar
3.336 crianças. Até o momento, já imunizamos 2.334, ou seja, quase 70% com a primeira dose da vacina”, afirmou Elaine Sartorelli Breanza, secretária municipal da Saúde.

A Secretaria Municipal da Saúde ressalta que trabalha seguindo todos os protocolos de atendimento e segurança do Ministério da Saúde, e reforça que os cuidados devem permanecer, a recomendação é a utilização correta das máscaras de proteção com cobertura da boca e nariz, higienização das mãos, uso de álcool em gel 70% e beber bastante água para hidratação.