18 FEV 2022
Vacina contra a Covid-19 a partir de segunda (21)

Crianças de Ibaté começam a tomar 2ª dose da vacina contra a Covid-19 a partir de segunda (21)

A Secretaria Municipal da Saúde de Ibaté inicia na próxima segunda-feira, 21, a aplicação da 2ª dose da vacina contra a Covid-19, nas crianças de 5 a 11 anos com ou sem comorbidades.

Elaine Sartorelli Breanza, secretária municipal da Saúde, explica que para atender toda a demanda e pelo fato das aulas já terem sido iniciadas, a vacinação infantil será realizada no Centro de Convivência da Melhor Idade, que está localizado na rua João Alteia, 290, Vila Tamoio, bem como, nas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) Popular e Jardim Cruzado.

“A primeira dose da vacina nas crianças, a gente fez uma parceria com a Secretaria Municipal da Educação e utilizamos as escolas Vera Trinta e Brasilina Ianoni. Como as aulas já começaram, optamos por utilizar as dependências do Centro de Convivência da Melhor Idade, devido ao amplo espaço físico que é oferecido no local”, explica.

A secretária municipal lembra que os pais [e/ou responsáveis] devem levar seus filhos para receberem a 1ª ou 2ª dose do imunizante, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. “Os horários continuam sendo os mesmos, porém, ao invés de utilizarmos o PSF Jardim Icaraí, a gente vai vacinar no Centro de Convivência da Melhor Idade”, enfatiza.

Já as pessoas com 12 anos de idade ou mais, que ainda não completaram seu esquema vacinal, devem procurar uma das três Unidades Básicas de Saúde (UBS) Jardim Icaraí, Jardim Cruzado e Popular, também das 9h às 15h, de segunda a sexta-feira. “A vacinação das crianças continua sendo realizada separadamente da imunização dos adultos”, lembra Elaine.

Dados do Vacinômetro, site criado pelo Governo do Estado de São Paulo, mostram que até a tarde desta sexta-feira, Ibaté já havia aplicado um total de 70.211 doses de vacinas, sendo 29.659 de primeira dose; 26.299 de segunda dose; 13.224 doses de reforço e 1.029 de dose única. O site mostra que 86,5% da população ibateense já iniciou o esquema vacinal e 77,04% tomaram duas doses da vacina ou dose única.

A Secretaria Municipal da Saúde ressalta que trabalha seguindo todos os protocolos de atendimento e segurança do Ministério da Saúde, e reforça que os cuidados devem permanecer, a recomendação é a utilização correta das máscaras de proteção com cobertura da boca e nariz, higienização das mãos, uso de álcool em gel 70% e beber bastante água para hidratação