24 DEZ 2021
Trabalho contínuo contra a dengue

Secretaria Municipal da Saúde atualiza números de casos da dengue na cidade

A Prefeitura de Ibaté, através da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou nesta quinta-feira, 23, números atualizados de casos de dengue na cidade.

De acordo com o anunciado, os dados apontam que desde o início desse ano, foram notificados 55 casos, sendo 49 negativos, cinco positivos e apenas uma pessoa aguarda resultado de exame.

A Secretária da Saúde, Elaine Sartorelli Breanza, faz um alerta para que as pessoas continuem vigilantes e evitem a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. “Eliminar os criadouros do mosquito continua sendo a forma mais eficaz de combatermos o mosquito que causa a dengue e outras doenças. Esperamos contar com o apoio da população, não podemos descuidar”, alertou.

No ano passado, das 141 notificações, o município registrou 24 casos positivos de dengue, o restante foi negativado. Os bairros que tiveram mais casos foram Jardim Cruzado (9), Jardim Icaraí (3), São Benedito (2), Centro (2) e CDHU (2). “Outras cidades” e os bairros Popular, Jardim América, Santa Terezinha, Jardim Menzani e Vila Bandeirantes tiveram apenas um cada.

A Prefeitura de Ibaté realiza um trabalho contínuo contra a dengue, com ações que são intensificadas no período de chuvas e orientações para eliminação dos criadouros do mosquito transmissor.

Elaine explica que o ciclo de vida do mosquito é de 7 a 10 dias, por isso, cada munícipe deve fazer a limpeza de seu quintal uma vez por semana. “A dengue é uma doença totalmente evitável. Se todos fizessem a sua parte, eliminando os criadouros do mosquito, não teríamos nenhum caso da doença”, afirmou.

A Secretaria da Saúde alerta sobre as principais medidas de prevenção e combate ao Aedes Aegypti:

-Manter bem tampado tonéis, caixas e barris de água; -Lavar semanalmente com água e sabão tanques utilizados para armazenar água; -Manter caixas d’água bem fechadas; -Remover galhos e folhas de calhas; -Não deixar água acumulada sobre a laje; -Encher pratinhos de vasos com areia ate a borda ou lavá-los uma vez por semana; -Trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana; -Colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas; -Fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais; -Manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; -Acondicionar pneus em locais cobertos; -Fazer sempre manutenção de piscinas; -Tampar ralos; -Colocar areia nos cacos de vidro de muros ou cimento; -Não deixar água acumulada em folhas secas e tampinhas de garrafas; -Vasos sanitários externos devem ser tampados e verificados semanalmente; -Limpar sempre a bandeja do ar condicionado; -Lonas para cobrir materiais de construção devem estar sempre bem esticadas para não acumular água; -Recolher sacos plásticos e lixo do quintal; -Manter seco e limpo o reservatório de água de degelo da geladeira que fica na parte posterior.