23 AGO 2021
Ibaté prorroga prazo para cadastramento na Lei Cultural Aldir Blanc
Com baixa procura, Ibaté prorroga prazo para cadastramento na Lei  Cultural Aldir Blanc
Devido à baixa procura, a Prefeitura de Ibaté prorrogou até sexta-feira, dia 27 de agosto, as inscrições para artistas, trabalhadores da cultura e espaços artísticos e culturais, que desejam pleitear o recebimento dos benefícios da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.
O primeiro passo para quem deseja requisitar o recebimento dos benefícios é se cadastrar na plataforma Mapa da Cultura [www.mapas.cultura.gov.br]. “Porém, tivemos um baixo número de cadastro dos artistas de nossa cidade”, contou o diretor do Centro Cultural de Ibaté, Joziel Gama.
Estima-se que serão distribuídos cerca de 90 prêmios em dinheiro que variam entre R$ 2 mil e R$ 4 mil por artista. “Esses prêmios serão distribuídos de acordo com a trajetória e do histórico de cada artista e sua colaboração artística para com a cidade de Ibaté”, explicou.
Como se cadastrar?
Após acessar a plataforma Mapa da Cultura, clique no ícone do cadeado localizado no canto superior direito da página inicial. Você será direcionado à página “ID Cultura”, na qual deve clicar em “Cadastre-se” e fornecer informações pessoais.
Após preencher todas as informações obrigatórias e confirmar o cadastro, o interessado deverá retornar à plataforma Mapa da Cultura informando os dados de login e senha cadastrados no ID Cultura.
A partir deste acesso, será possível criar um ou mais agentes no Mapa da Cultura, como, por exemplo, agente individual (pessoa física que atua na cadeia produtiva da cultura) e/ou agente coletivo (coletivo cultural, formalizado ou não, empresa etc). Para tanto, após realizar o login, o interessado deve acessar a aba “Painel de controle”, selecionar a opção “Meus agentes” – “Adicionar novo agente”, e completar as informações solicitadas. Ao final, é necessário efetivar a inscrição por meio da opção “Publicar agente” – o que permitirá a qualquer interessado visualizar as informações publicadas.
É possível publicar mais de um agente cultural por meio da mesma ID Cultura; neste caso, os agentes estarão vinculados ao CPF do inscrito, que responderá pela utilização destes perfis na plataforma.
Para cadastrar espaços culturais independentes, o interessado deverá acessar a aba “Painel de controle”, selecionar a opção “Meus espaços”, e seguir os passos indicados na plataforma.
Também é possível cadastrar eventos a serem divulgados na plataforma, por meio da opção “Meus eventos”.
Em caso de dúvidas ou dificuldade para a obtenção do cadastro, o representante cultural poderá entrar em contato através do e-mail culturaibate@gmail.com ou comparecer ao Centro de Formação Artística “Anna Ponciano Marques”, popularmente conhecido como Centro Cultural de Ibaté, localizado na rua Itirapina, s/n, no Jardim Cruzado, das 8h às 12, e das 13h às 17h.
Quem tem direito e pode se cadastrar:
-profissionais das artes cênicas, incluindo teatro, dança, circo, ópera, musicais, entre outras manifestações;-profissionais que trabalham com pintura, escultura, fotografia, entre outras manifestações;
-profissionais de toda cadeira da música, como duplas sertanejas, djs, produtores, violeiros, cantores, intérpretes, cantores de coral;-profissionais que atuam em manifestações culturais gospel e sacrorreligiosas e as culturas populares e tradicionais, como indígena, quilombola, cigana e de matriz africana; profissionais que atuam em criações funcionais intensivas em cultura, como artesanato, cultura digital, design, moda, gastronomia, jogos eletrônicos e animação;-manifestações culturais de arte urbana;-outras formas de linguagem e de expressão cultural e artística.