24 MAI 2021
Saúde de Ibaté inicia vacinação de pessoas com comorbidades de 45 a 49 anos

A Secretaria Municipal da Saúde de Ibaté vai iniciar nesta terça-feira, dia 25 de maio, a vacinação contra Covid-19 nas pessoas com comorbidades e deficiências permanentes na faixa etária de 45 a 49 anos. A imunização segue o Plano Estadual de Imunização (PEI) do Estado de São Paulo.

Elaine Sartorelli Breanza, secretaria municipal da Saúde, explica que a imunização continua sendo realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Jardim Icaraí, Jardim Cruzado e Popular, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.

“Lembramos que no ato da vacinação, as pessoas com comorbidades, além de CPF, documento com foto e comprovante de endereço atualizado, devem apresentar documento original e cópia do comprovante da condição de risco por meio de exames, receitas, relatório ou prescrição médica”, afirma a secretária.

Já as pessoas com deficiência física permanente devem estar cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC). “As pessoas com deficiência permanente [de 45 a 49 anos] precisam apresentar comprovante de recebimento do BPC”, orienta a secretária.

Os pacientes com Síndrome de Down, que tenham entre 18 e 59 anos de idade, e transplantados que utilizam imunossupressores, também continuam recebendo a imunização nos três pontos de vacinação da cidade.

Elaine ressalta que os pacientes em tratamento de diálise (Terapia Renal Substitutiva), com idade entre 45 e 49 anos, continuam sendo vacinados no próprio local onde realizam o tratamento.

Gestantes e puérperas

A vacinação das gestantes com comorbidades e das puérperas também continua nas três UBSs. As gestantes com comorbidades, em qualquer período gestacional, além de CPF, documento com foto e comprovante de endereço atualizado, devem apresentar comprovante de acompanhamento e/ou pré-natal ou laudo médico. As puérperas, ou seja, as mulheres que deram à luz nos últimos 45 diaspoderão utilizar a declaração de nascimento da criança e também laudo médico da comorbidade.

Confira quem pode se vacinar:

– Mulheres gestantes e puérperas acima de 18 anos com comorbidades;

– Idosos acima de 65 anos que estejam com a segunda dose da Coronavac em atraso;

– Pessoas com 45 anos ou mais que tenham comorbidades;

– Pessoas com síndrome de Down, acima de 18 anos;

– Pessoas com deficiência física permanente, cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), com 45 anos ou mais;

– Transplantados;

– Pessoas com HIV com 45 anos ou mais.

Relação de comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde:

–Doenças Cardiovasculares;

–Insuficiência cardíaca (IC);

–Cor-pulmonale (alteração no ventrículo direito) e Hipertensão pulmonar;

–Cardiopatia hipertensiva;

–Síndromes coronarianas;

–Valvopatias;

–Miocardiopatias e Pericardiopatias;

–Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas;

–Arritmias cardíacas;

–Cardiopatias congênitas no adulto;

–Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados;

–Diabetes mellitus;

–Pneumopatias crônicas graves;

–Hipertensão arterial resistente (HAR);

–Hipertensão arterial – estágio 3;

–Hipertensão arterial – estágios 1 e 2 com lesão e órgão-alvo e/ou comorbidade;

–Doença Cerebrovascular;

–Doença renal crônica;

–Imunossuprimidos (transplantados; pessoas vivendo com HIV; doenças reumáticas em uso de corticoides; pessoas com câncer);

–Anemia falciforme e talassemia maior (hemoglobinopatias graves);

–Obesidade mórbida;

–Cirrose hepática.